Browsing Category : ESQREVER

Virgínia Quaresma: Mulher, negra, jornalista, lésbica e ativista


Virgínia Sofia Guerra Quaresma nasceu no 28 de dezembro de 1882, em Elvas. Foi das primeiras mulheres a obter a licenciatura do Curso Superior de Letras, que mais tarde deu origem à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi no jornalismo que encontrou a sua voz. Uma percursora do seu tempo, notabilizou-se em questões femininas e políticas. Pode afirmar-se…

Read More »

Do feminismo às ‘terapias de conversão’


Questionando várias pessoas, facilmente se obtém a resposta de que o feminismo é sinónimo de igualdade. Igualdade de direitos entre mulheres e homens. No entanto, conseguimos alargar um pouco esta definição. A igualdade tem de se verificar não só a todos os géneros, mas também a todas as orientações, expressões e identidades. É neste sentido que o feminismo pode esclarecer o polémico…

Read More »

O Natal de cada pessoa


Idealmente, o Natal é a festa da família. Imaginamos logo uma casa cheia de gente com comida na mesa, presentes à volta da árvore de Natal, músicas da quadra, etc. No entanto, há Natais muito diferentes. Muita gente prefere, ou então por circunstâncias da vida, viver o dia mais esperado de dezembro de outra forma. A Joana tem 24 anos,…

Read More »

Todos iguais, com diferenças


A velha máxima «somos todos iguais na diferença» não é uma frase feita. E deveria, efetivamente, ser filosofia de vida para muitos [ditos] cidadãos. O respeito pelo outro é um valor cada vez mais escasso. A diferença causa o espanto e até estranheza na forma de pensar das pessoas, principalmente nas mais conservadoras e que têm uma mente menos recetiva ao…

Read More »

Orientação e género


Quando escrevi a minha primeira crónica, A Cor do Género, foi com o intuito de desmistificar e informar, dentro das minhas capacidades de pesquisa e perceção das temáticas abordadas aqui no site. Após a publicação do artigo, recebi algumas mensagens para escrever mais acerca daquilo que significa a sigla LGBTQI+ e também para explorar mais as questões de género. Percebi, assim,…

Read More »

Setembro recheado de cultura e avanços políticos


O nono mês do ano trouxe boas notícias e eventos inusitados, no entanto necessários e, obviamente, divertidos. Os eventos e as festas LGBTQI+ caraterizam-se pela sua excentricidade. Talvez seja por isso que, muitas vezes, sejam alvo de chacota ou de preconceito. Porém, quiçá, o combate ao preconceito não deverá ser o objeto principal nestes acontecimentos. Pois, o que possivelmente interessará mais…

Read More »

Preconceito Laboral


Deparei-me com uma situação um pouco estranha e aborrecida. Eu não sou de comentar as ações nem as circunstâncias de vida das pessoas. Acho que todos os cidadãos merecem respeito e o direito à sua liberdade deve ser preservado. No outro dia, num grupo de pessoas onde eu estava inserido, alguém resolveu começar a comentar o modo de agir de…

Read More »