Ser Português

Se vivermos num país e falarmos a língua dominante dessa nação, então pertencemos a esse país. Ora, eu falo português e vivo em Portugal. Será que sou Português? Será que todos os portugueses se sentem portugueses?

01

Eu considero-me inteiramente português, ainda para mais alentejano, já que vivo nesta nação e foi nela que nasci. Não me consigo ver noutro sítio. Para mim, falar de emigração é impensável. Ser português é respeitar a bandeira, o hino e o presidente. Ser português é receber cidadãos de outros países e torná-los nossos. É espalhar o nome de Portugal pelo Mundo. É acordar todos os dias e fazer alguma coisa que me dê orgulho de ser de terras Lusas.

Ser português é tanta coisa. Este nosso pequeno pedaço de terra é dos mais antigos da Europa (ilhas incluídas). Já cá andamos há muitos séculos. Podemos ser pequenos, mas já há muito que deixámos de ser um jardim à beira mar plantado. O nome de Portugal está no Mundo. Seja através de cada emigrante que vai procurar uma vida nova, seja através das nossas exportações, seja através do desporto. Descobrimos meio Mundo e agora as caravelas estão prontas para outra navegação.

Ser português é tudo isto e muito mais. Mas vamos ter orgulho no nosso país e fazer com que todos os outros se admirem por nós. Portugal foi, é e sempre será grande. Viva Portugal!

Eu tenho muito orgulho em ser português. E vocês?

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.