Os Santos

Alguém pediu um guia prático para os Santos Populares de Lisboa? Aqui está ele!!!

Em primeiro lugar, é importante saber que o evento dos Santos Populares homenageia vários Santos. Em Lisboa, dá-se mais importância ao S. António porque este terá nascido na nossa capital. Portanto, hoje (12 de junho) comemora-se o Santo, casam-se os noivos, marcha-se pela Avenida da Liberdade, comem-se sardinhas e passeia-se pela cidade Lisboeta.

As Marchas Populares

Acontecem sempre a 12 de junho, mas os alfacinhas (e não só) ensaiam durante grande parte do ano. Quase que se pode dizer que é o Carnaval da Cidade. A história é mais longa, mas foi em 1932 que se oficializou esta competição entre bairros com o objetivo de revitalizar o Parque Mayer. Os primeiros a participar foram o Bairro Alto, Campo de Ourique e Alto do Pina. Atualmente, entram a concurso muitos mais bairros. Assim como Alfama, Mouraria, Graça, Bica, Marvila, entre muitos outros. As marchas contam também com figuras públicas que apadrinham o desfile. No ano passado ganhou a marcha de Alfama. Como habitual, a RTP irá transmitir todo o desfile a partir das 21h.

Casamentos de Santo António

São já uma tradição. Foi em 1958 que os primeiros 26 casais se uniram na Igreja de Santo António. É certo que hoje em dia são menos casais. Mas a cerimónia continua a existir. A nossa querida televisão portuguesa transmite ao longo da tarde o momento mais feliz da vida destes casais. Também há várias marcas que abraçam o evento a fim de ajudarem no que puderem. Pode ver a emissão a partir das 14h.

Comam sardinhas

É o peixe favorito do verão para os portugueses. Faz parte da tradição e é o jantar perfeito para a noite de santo António. Comi ontem ao almoço e estavam (mesmo!) boas. Não é que eu seja um especialista, mas a sardinha é rica em ómega 3 (essencial à proteção do coração) e os nutricionistas recomendam-na. Portanto, já sabem! Hoje à noite é escolher um bairro lisboeta e comer sardinhas.

Fiquem pelos arraiais

Depois do jantar e das marchas, é altura da diversão. Os bairros estão em festa, todos coloridos, com muita música, comida e dança. A decoração é o que mais me encanta e é o que torna Lisboa tão especial nesta altura do ano. Também os manjericos são reis nos Santos e era costume o rapaz comprar um para a sua namorada. Essa tradição já se perdeu, mas podem levar a namorada (ou namorado!) para a festa dos Santos. Divirtam-se!!!

 

SIGAM-ME NAS REDES

FACEBOOK / INSTAGRAM / TWITTER

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.