O que acontece ao comer banana muito madura

Hey, amazings!

Eu, pessoalmente, adoro bananas. Como uma ou duas todos os dias. Não consigo passar um dia sem comer. Tornou-se a minha fruta favorita desde que vim estudar para Lisboa. Até porque tem um baixo teor de gordura. Na altura de ir ao supermercado, as bananas são senhoras e rainhas.

São extremamente saciantes e práticas para levar na mochila. É só puxar a casca e já está. O melhor é comprá-las ainda um pouco verdes para que depois possam ir amadurecendo aos poucos. Elas ficam rapidamente maduras, com aquele tom mais negro. Perdem muita aparência mas, às vezes, até ficam mais saborosas.

A banana, só por si, já tem muitas propriedades benéficas para a saúde. No entanto, se as comermos um pouco mais maduras, são ainda mais vantajosas e atuam de outra forma. Por exemplo:

  1. faz com que o grupo de células do sistema imunológico seja ativado;
  2. graças ao amido pelo qual é composta, fornece-nos muita energia;
  3. atenua o efeito que o sal causa no nosso organismo;
  4. previne vários tipos de cancro.

São inúmeras as vantagens. Nem referi que a banana é uma fonte de zinco e potássio mas, por algum motivo, os jogadores comem sempre uma antes da sua atividade física. É importante referir que, para diabéticos, a banana muito madura (cujo nível de glicose aumenta) pode não ser aconselhada. Devemos consultar sempre o nosso médico de família.

Em regra geral, considera-se que a banana madura é benéfica para a saúde e pode ser muito útil a hipertensos. E vocês, já comeram alguma banana hoje? Eu já 😛

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.