Ser Blogger

Sempre tive blogs. Mas nunca os levei muito a sério. O primeiro chamava-se Daily Rubii, o segundo era só mesmo Rúben Henriques e agora tenho este meu Amazing Rúben que espero vir a ter grandes alegrias com ele. O meu maior problema na blogosfera é encontrar o nicho ou mesmo tipo de blog em que se inserem os meus temas.

No livro Ser Blogger da Carolina Afonso e Sandra Alvarez, há bastante informação sobre este meu dilema. Sendo que blogs que acabam por se focar num tema em específico conseguem um maior relacionamento com as marcas que querem comunicar. Isto, claro, para quem pensa monetizar o seu blog. Oh! Confesso que o meu sonho é viver disto. Vamos ver… Mas, à medida que for lendo este livro com mais atenção, vou tentar encontrar um foco para o meu blogzinho.

O livro, esteticamente, está muito bonito com estes tons de azul. Organiza-se em capítulos como Posso ser blogger?, Comunicar e fazer crescer o blog, Rentabilizar o blog, entre outros temas que são essenciais para os bloggers. Tem muitas imagens e gráficos onde se analisam as métricas (que são importantes) e toda a informação é apresentada de uma forma sistemática de fácil perceção.

Temos grandes bloggers em Portugal, as autoras dão exemplos como o Mini Saia, o Stylista, o Por Falar noutra coisa, entre muitos outros. No livro podemos encontrar várias formas de comunicar a nossa marca. Mas o mais importante é perceber se temos estofo e motivação para comunicar através de um espaço digital. É preciso escrever e partilhar frequentemente as nossas opiniões e, por vezes, as dos outros.

Fala-se muito de influenciadores digitais e esses podem ser bloggers, vloggers, facebookers, instagramers, etc. Há toda uma geração que segue estas novas estrelas da internet. Se antigamente as marcas e empresas preferiam anunciar nos meios tradicionais como a imprensa e televisão, agora já procuram os influenciadores que conseguem atingir as massas.

No fundo, o que se retira disto é que para Ser blogger é preciso muito trabalho, imaginação e motivação. No final das contas é preciso definir qual é o nosso nível de sucesso, assim como analisar as métricas e perceber se estamos a chegar onde queremos.

O livro destas duas especialistas em Marketing foi editado pela Marcador e estou a ler cada capítulo com muita atenção e a tirar notas para melhorar o trabalho aqui para os lados do nosso Amazing Rúben. Resta-me agradecer às autoras por terem escrito algo que é tão essencial para quem está agora a começar e acredito que também será útil para os que já cá andam há muito tempo. Obrigado, Sandra e Carolina! 😀

PS: O blog das autoras é o influenciadores.sapo.pt.

Agradecimento: Padaria Alentejana por proporcionar o cenário para a imagem deste post.

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.