O Walt antes do Mickey

Tive conhecimento do filme Walt antes do Mickey num vlog da Niina Secrets. Confesso que não fiquei logo curioso, talvez por ser um filme biográfico que nos faz viajar a tempos do início do século passado. Mas lá fui ver, não fosse eu fã dos filmes da Disney. E tentar perceber como tudo nasceu acaba por ser interessante e bastante inspirador.

Até começar a ter sucesso, o senhor Disney teve uma vida com muitos obstáculos. Passou o tempo da sua infância no campo, onde teve contacto com muitos animais e onde se inspirou para as suas animações. Contudo, a relação com o pai não era a melhor. Isso não o impediu de seguir os seus sonhos. Chegou a alistar-se para a guerra, mas acabou por ajudar a Cruz Vermelha.

Voltou para a cidade, fundou uma empresa e começou a produzir algumas animações de orçamento muito reduzido. Houveram pessoas que abusaram da sua criatividade e trabalho. Perdeu tudo, mais do que uma vez. Não foi fácil! Mas rumou à Califórnia e teve a ideia do Mickey. Viu a cara do rato numa nuvem e resolveu arriscar. Com o apoio da sua esposa e de Iwerks desenvolveram a animação. O Mickey Mouse foi um sucesso. Continua a ser hoje em dia. A Disney é das maiores produtoras de animação do mundo, tendo vários outros projetos e empresas associadas. Walt Disney deixou um grande legado. Tudo graças ao seu esforço, dedicação e, acima de tudo, persistência.

Do filme, retiro a frase “o sucesso faz-se com os fracassos”. E é uma grande verdade. Muitos abandonaram o senhor Walt. Mas ele nunca desistiu. Acreditou no seu sonho e foi atrás dele. Falhou várias vezes. Mas talvez se não lhe tivessem aparecido tantos obstáculos, a The Walt Disney Company não existia. Não tínhamos conhecido o Mickey Mouse, nem A Bela e o Monstro, nem a Branca de Neve e os Sete Anões, nem teríamos uma infância tão colorida. Vamos sonhar sempre. O esforço e persistência compensam. E, um dia, podemos “viver felizes para sempre” Resultado de imagem para cara mickey

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.