Tive conhecimento do filme Walt antes do Mickey num vlog da Niina Secrets. Confesso que não fiquei logo curioso, talvez por ser um filme biográfico que nos faz viajar a tempos do início do século passado. Mas lá fui ver, não fosse eu fã dos filmes da Disney. E tentar perceber como tudo nasceu acaba por ser interessante e bastante inspirador.

Até começar a ter sucesso, o senhor Disney teve uma vida com muitos obstáculos. Passou o tempo da sua infância no campo, onde teve contacto com muitos animais e onde se inspirou para as suas animações. Contudo, a relação com o pai não era a melhor. Isso não o impediu de seguir os seus sonhos. Chegou a alistar-se para a guerra, mas acabou por ajudar a Cruz Vermelha.

Voltou para a cidade, fundou uma empresa e começou a produzir algumas animações de orçamento muito reduzido. Houveram pessoas que abusaram da sua criatividade e trabalho. Perdeu tudo, mais do que uma vez. Não foi fácil! Mas rumou à Califórnia e teve a ideia do Mickey. Viu a cara do rato numa nuvem e resolveu arriscar. Com o apoio da sua esposa e de Iwerks desenvolveram a animação. O Mickey Mouse foi um sucesso. Continua a ser hoje em dia. A Disney é das maiores produtoras de animação do mundo, tendo vários outros projetos e empresas associadas. Walt Disney deixou um grande legado. Tudo graças ao seu esforço, dedicação e, acima de tudo, persistência.

Do filme, retiro a frase “o sucesso faz-se com os fracassos”. E é uma grande verdade. Muitos abandonaram o senhor Walt. Mas ele nunca desistiu. Acreditou no seu sonho e foi atrás dele. Falhou várias vezes. Mas talvez se não lhe tivessem aparecido tantos obstáculos, a The Walt Disney Company não existia. Não tínhamos conhecido o Mickey Mouse, nem A Bela e o Monstro, nem a Branca de Neve e os Sete Anões, nem teríamos uma infância tão colorida. Vamos sonhar sempre. O esforço e persistência compensam. E, um dia, podemos “viver felizes para sempre” Resultado de imagem para cara mickey

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.