Saiba que não é tarefa fácil. Mas se o seu sonho sempre foi ter uma loja de moda, então este livro intitulado de Gestão de Lojas de Moda de Sérgio Silva Malheiro, publicado pela Chiado Editora, é perfeito para começar a conhecer este imenso mundo.

De facto, abrir uma loja e manter a sua produtividade não é pêra doce. O autor começa por dizer que o gestor da loja deve ter uma série de competências em várias áreas, no atendimento ao cliente, marketing, visual merchandising, gestão de equipa, produto, operações, etc.

Eu, por exemplo, tenho o sonho de um dia abrir uma loja de roupa. Mas não fazia ideia de que eram necessários tantos números. Não, não falo apenas do capital necessário para investir. Ele é análise do negócio, ele é planeamento, ele é operações mensais e anuais, etc. S. S. Malheiro divide muito bem este guia de organização. O índice não engana. Existe o marketing no ponto de venda. O merchandising. O visual da loja. As montras. A organização da equipa e da própria loja. Os cálculos que são os mais chatos. Etc. Etc.

Não desanime. Com a ajuda do livro do Sérgio Silva Malheiro e com um pouco de sorte conseguirá alcançar boas vendas. O próprio autor diz que os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas. Portanto, se este livro lhe conseguir transmitir algum ensinamento, então conseguirá mudar o mundo e ter muito sucesso na sua loja.

E vocês? Já pensaram abrir uma loja de roupa? Pensem que bem explorado é possível fazer algum dinheiro, ao fim de contas é uma necessidade básica – o vestuário.

Rúben Henriques

Estudante de Artes e Humanidades na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.