Bon Vivant

Festas das vindimas começam hoje

Setembro é o mês que junta as várias gerações de famílias portuguesas, num evento único que celebra a uva e a azáfama anual das vinificações.

Dia 29 de agosto marca o arranque das vindimas um pouco por todo o país. É a época em que se apanha a uva e produz-se vinho, que fica a envelhecer durante os seguintes anos. A maioria dos produtores tem programas para dar a conhecer ao público aquilo que se faz entre a vinha e a adega.

Nesse sentido, o enoturismo é uma área que está em constante crescimento e que é solicitada não só por turistas, mas também pelos portugueses, que pretendem conhecer um pouco mais daquilo que de melhor se produz em terras Lusas.

Com familiares ou amigos, a prova do vinho dá o mote para o convívio e animação. Seja para acompanhar o jantar ou para beber com tapas, a bebida convida sempre à boa disposição. Tem, inclusive, propriedades benéficas para a saúde desde que se beba com moderação.

A Festa das Vindimas traz animação, com cantores e mostras de vinho da região. Mas não precisa de se cingir à animação, o lazer também importante e pode encontrá-lo nas herdades dos produtores que exploram os espaços com fins turísticos.

As das festas são as seguintes: 29 de agosto a 3 de setembro (Festa das Vindimas, Palmela); 25 de agosto a 8 de setembro (Festa das Vindimas, Madeira); 18 a 21 de setembro (Feira do Vinho, Dão).

Comente através do Facebook
Rúben Henriques
Licenciado em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestrando em Jornalismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.

You may also like

Comments are closed.

More in Bon Vivant