Declarado estado de alerta em Portugal, as estações de televisão resolveram suspender os seus programas

Imagem: Reprodução Instagram

Primeiro foi a RTP que retirou os figurantes dos seus programas do daytime. Seguiram-se os programas da TVI, ‘Você na TV!’ e ‘A Tarde é Sua’. Agora, surgem em comunicados a suspensão dos programas das duas estações privadas em Portugal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou esta a segunda pandemia do século. O Covid-19 é um vírus que se propaga pela espécie humana através de espirros, tosse ou toque, pelo que consegue sobreviver 30m no ar e três dias em superfícies metálicas. Os sintomas são febres altas, tosse seca e dificuldades respiratórias graves. As taxas de risco inserem-se na população de faixas etárias mais elevadas, ainda que outras possam ser portadoras do vírus e corram, também, risco.

Por todos estes motivos, as direções dos canais de televisão suspenderam, hoje (13), os programas do daytime. A preocupação recaiu não só pelo público que costuma frequentar os programas, mas também pelas equipas numerosas que compõem as produções dos programas.

Numa primeira instância, a RTP retirou do programa da tarde, ‘A Nossa Tarde’, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira, todos os figurantes. No entanto, e após declarado estado de alerta nacional, essa não é mais uma opção.

Na SIC, os programas ficarão adiados por um período mínimo de uma semana.