Chueca. O bairro LGBT de Madrid que fica melhor às cores

Há cerca de duas semanas fui a Madrid e, como é óbvio, resolvi visitar o bairro Chueca. A Chueca é conhecida como o bairro LGBT e o local que mais recebe eventos da comunidade. Quando lá cheguei, notei imediatamente uma aura de liberdade que não havia sentido em mais parte alguma. Sempre lá quis ir e tinha grandes expectativas, que ao fim de contas não foram concretizadas por completo.

Quando lá cheguei, deparei-me com a falta de algo. Pois havia visto várias imagens na internet que remetiam para as bandeiras e cores que pintavam as ruas. O arco-íris, que é o símbolo da comunidade LGBT, não estava ali representado. O que eu não sabia é que as tais imagens foram feitas durante o World Pride, que aconteceu em Madrid há dois anos.

De facto, a Chueca ficaria muito melhor se adoptasse as cores da bandeira LGBT. Penso que impulsionaria ainda mais o turismo naquela zona, apesar de se perceber que quem visita o bairro são grupos de pessoas LGBT. Mas, a meu ver, o símbolo deveria estar representado. Não só pela carga simbólica, mas também pela beleza, tranquilidade e segurança que as cores transmitem às ruas.

Avatar

Licenciado em Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestrando em Jornalismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Espera um dia ser jornalista/apresentador na televisão nacional.