Browsing Category : Direitos Humanos

Onde fica o poder no meio da igualdade?


A igualdade de género é um dos temas mais abordados na atualidade, ainda que pouco se faça no sentido de melhorar as oportunidades e direitos daqueles que são considerados fora da norma. No entanto, a intenção de se criar igualdade é muito mais abrangente. Por vezes, não se limita apenas ao género, orientação, etnia ou raça. Também se estende a outras…

Ler mais »

Chueca. O bairro LGBT de Madrid que fica melhor às cores


Há cerca de duas semanas fui a Madrid e, como é óbvio, resolvi visitar o bairro Chueca. A Chueca é conhecida como o bairro LGBT e o local que mais recebe eventos da comunidade. Quando lá cheguei, notei imediatamente uma aura de liberdade que não havia sentido em mais parte alguma. Sempre lá quis ir e tinha grandes expectativas, que…

Ler mais »

Se é feminista, estas produções são para si


Sou daqueles que quando vê as mulheres a terem os seus momentos de poder fico todo arrepiado. É incrível! Não consigo evitar o meu feminismo e defender as mulheres é quase uma obrigação. É impossível ficar indiferente e penso que essa deveria ser uma luta da grande maioria. Infelizmente, não é. E as mulheres continuam a ser desvalorizadas e a…

Ler mais »

Autorização para ser mulher


Escusado será dizer que a mulher continua a não ter os mesmos direitos e privilégios que o homem tem na sociedade. É uma situação que se verifica desde o início da história do Homem, em que a mulher é sempre colocada em segundo plano e as suas tarefas limitam-se a servir o marido, cuidar dos filhos e da casa. Se…

Ler mais »

As Eleições Europeias são já este domingo. Se ainda não decidiu em que partido votar, então fique aqui a saber quais são os grupos que mais apoiam os direitos LGBTQI


Escusado será dizer que votar é um direito e um dever. Ainda assim, sei que é difícil para algumas pessoas dirigirem-se às urnas de voto, que muitas vezes se encontram nas suas terras. É esse o meu caso, por isso resolvi encomendar o meu voto a alguém que vota sempre em branco. Se conseguir, vá votar. Ou então faça como…

Ler mais »

A grande confusão entre “orientação” e “opção”


A troca da palavra “orientação” por “opção” já não é de agora. E esse é o grande problema que tem vindo a dificultar a vida das pessoas LGBTQI+. É nesse sentido que surge o preconceito e até a ideia de que aquilo que a pessoa é pode ser reversível. Que pessoas com menos acesso à informação ou que não tenham interesse nos…

Ler mais »

Kathrine Switzer: a atleta que não se coibiu de ser mulher


Kathrine Virginia Switzer, de 72 anos, é uma ex-maratonista alemã que é lembrada na história por ser a primeira mulher a participar na Maratona de Boston, em 1967, numa época em que apenas os homens podiam integrar as provas. Atualmente, Kathy, como também gosta de ser chamada, é comentadora televisiva, escritora de não-ficção, jornalista e ativista pela luta da igualdade de género. A maratona…

Ler mais »